BEM-VINDO

BEM-VINDO

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PARABÉNS, ÀS CRIANÇAS PELO DIA!






Está chegando o dia das crianças na terça-feira, porém dia das crianças é todo dia e nós como professores devemos sempre estar atentos para tornar a vida escolar de qualquer criança um momento de descobertas e experiências que servirao às mesmas para toda a vida.


Não podemos deixar as crianças saírem do caminho verdadeiro de sua vida estudantil e social, por isso não podemos ser apenas professores e sim amigos com quem essas crianças poderão sempre contar para tirar suas dúvidas e solucionar alguns de seus problemas que prrejudicam suas habilidades em sua caminhada estudantil e social.

As crianças portanto, merecem mais respeito e maiores incentivo por parte dos professores, pois assim elas conseguirão desenvolver suas atividades com maior interesse e certamente estarão mais atentas aos apontamentos do educador em sala de aula.

Nesse dia (12/10) não é apenas dia de brincar e se divertir, mas também é dia de conscientizar as crianças a não tomarem caminhos errados em suas cidas, auxiliando-as a dedicar-se mais à escola porque a escola é o melhor lugar para as crianças explicitarem suas dúvidas, experiências e descobertas diante das realidades propostas pelas disciplinas na escola.

Assim, falar em dia da criança significa dizer que é o momento de abrirmosos olhos dos pais a sempre apoiar e incentivar seus filhos a estudar e nunca pensar em desistir dos estudos. Esse fato significa ainda que com essa atitude os professores podem elaborar e realizar um trabalho mais eficiente e adequado para o aprendizado e formaçao intelectual e social do educando, preparando-o para a vida corrida de nossa sociedade.

Contudo, então, não podemos deixar de explicitar que devemos aproveitar como educadores os momentos de diversão das crianças, pois durante suas brincadeiras observamos que elas expressam seus variados conhecimentos sobre regras e formas de desenvovler certas tarefas, o que pode-se aproveitar como suporte para trabalhar em sala de aula.

Por isso, é bom que deixemos de vez enqundo as crianças brincarem para que possam desenvolver espontaneamente as suas principais habilidasdes motoras, físicas, culturais e sociais.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

EDUCADOR NA LUTA DE SEU OFÍCIO

O professor em sua trajetória de vida acadêmica e profissional perpassa por várias situações que exigem do mesmo muita dedicação e interesse que propiciam ao educador centenas de momentos que o tornarão capaz ou não de enfrentar uma sala de aula.
Essas situações que achamos interessantes pelo fato de tornar o professor um profissional que merece ser respeitado por toda a sociedade, pois através de suas ações é que cada um de nós conseguimos chegar a determinados conhecimentos que nos acompanham por toda a vida e nos deixam seguros para seguir desenvolvendo nossos ofícios com segurança e eficácia.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SEMANA DA PÁTRIA



Estamos na Semana da Pátria, momemto em que todos nós brasileiros sentimos orgulho de sermos pertencentes a essa nação que apesar dos sofrimentos que passamos sempre estamos de bem com a vida, vivendo conforme nossas condições elementares. Dessa forma, pensamos que nós professores devemos motivar nossos alunos a terem mais respeito por essa data que marca o início de nossa "liberdade" perante os regimes impostos por Portugal. Com isso a comemoração a essa data envolve muitas situações que deixam muitas pessoas desestimuladas, principalmente os adolescentes que não dão mais importância para essa data. Não apresentam o mesmo patriotismo e civismo de anos anteriores, contudo essa preocupação que precisa ser minimizada pelos docentes agindo de forma que garanta a participação dos discentes e que se sintam bem estimulados a realizar suas atividades cívicas com entusiasmo e interesse diante da comunidade escolar e de toda a sociedade. Então, é preciso que os educadores sejam mais exigentes com relação a este fato e se apresentem mais empenhados no desenvolvimento e fortalecimento da cultura cívica de nossos adolescentes e jovens. assim, o Dia 7 de Setembro será não apenas uma simples data e um feriado para alunos e professores, mas sim um dia especial que seja sempre marcante na vida da pessoas que promovem e particiapm dos momentos de desfiles e horas cívicas tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Sejamos então otimistas com relação a este acontecimento que haja uma enorme mudança no pensar e agir de nossos jovens e principalmente dos professores que muitas se sentem desmotivados em desenvolver e participar de momentos cívicos determinado por suas respectivas escolas. Portanto, por sermos educadores devemos dar o exemplo necessário para que nossos alunos sentir que há alguém que está com eles tanto nos momentos bons quanto nos ruins garantindo-lhes segurança e apoio enquanto realizam suas ações patriotas e cívicas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ORGULHO DE SER PROFESSOR

A educação do presente, em nossa sociedade enfrenta muitas situações problemáticas que derivam explicitamente do ambiente social. No entanto, apesar desses problemas é necessário que destaquemos a relevância da pessoa do professor em que este profissional torna-se capaz de propiciar e contribuir ou não para a transformação real e significativa de nosso cenário educacional atual.

Dessa forma, este profissional da educação é seriamente cobrado e criticado rigorosamente pela sua instituição de ensino, pelos pais dos educandos, pela mídia e pela sociedade de modo geral.

Tendo isso como base pode-se observar e consolidar que a prática docente é de suma importância para a construção de qualquer meio social uma vez que depende do professor criar e desenvolver atividades pedagógicas capazes de promover as reais mudanças no pensar e agir dos indivíduos.

Diante dessas adversidades o professor é um profissional que tem a capacidade de modificar e derrubar todas as barreiras impostas pelo setor educacional. Nesse sentido, temos orgulho de ser educador pelo fato de podermos ter a capacidade de proporcionar a aprendizagem dos alunos de diferentes culturas e faixas etárias, bem como de diferentes condições sócioeconômicas.

Então, esta finalidade nos faz ter mais interesse e incentivo em criar situações de ensino para serem desenvolvidas em sala de aula com um único objetivo: tornar o aluno capacitado intelectualmente e socialmente a fim de desenvolver com qualidade as suas habilidades diante das exigências da sociedade.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

COMO SER UM BOM PROFESSOR




No contexto educacional percebe-se que o professor tem um importante papel no desenvolvimento do processo educativo.


Diante dessa situação, é preciso que este esteja apto para desenvolver suas habilidades profissionais em sala em conjunto com seus alunos.


O professor, nesse caso, necessita ter em sua prática todos os conhecimentos necessários capazes de torná-lo realmente esse profissional relevante para o processo de ensino e aprendizagem, cuja finalidade principal é promover a aquisição da aprendizagem pelo aluno com segurança e qualidade.


No entanto, nos baseamos em Silva* (2000), o qual explicita algumas sugestões que podem nos servir de base para até mesmo segui-las em nossa trajetória docente. As sugestões apresentadas pelo autor são as seguintes:



  • Privilegie a transmissão de conteúdos culturais significativos e garanta que esses conteúdos sejam devidamente assimilados pelos alunos.




  • Faça um exercício de crítica e coerência quando da seleção e sistematização do conteúdo a ser colocado aos alunos.



  • E para que os conteúdos ganhem em especificidade e aprofundamento, garanta a continuidade sistemática do ensino, através de um trabalho integrado com outros professores da sua escola.



  • Vincule, sempre, os conteúdos ensinados à história.



  • Atualize-se, atualize-se, atualize-se – esta repetição é intencional e pretende apagar da sua consciência algum possível resquício de desejo de acomodação.



  • Em sala de aula, procure esquecer aquela crença de que os alunos têm condições iguais para estudar e permanecer na escola.


  • Prepare a estrutura cognitiva dos seus alunos para a aprendizagem significativa dos conteúdos a serem propostos.



  • Se você está cansado (a) da mesmice ou da rotina alienante imposta e, por isso mesmo, apresenta um desejo de participar da construção de um outro tipo de escola, saiba que já existem muitos grupos repensando novos caminhos ou melhores dias para a educação brasileira.



  • Participe ativamente das associações de docentes, principalmente daquelas que surgiram organicamente a partir dos interesses das bases e que, de forma autêntica, lutam em defesa desses interesses.



  • Desmascare, com a devida astúcia e manha brasileiras, os mecanismos autoritários que quase sempre se fazem presentes no contexto das escolas.



  • Uma última sugestão, na forma de alerta: “O educador não se organiza de modo satisfatório para questionar as condições dentro das quais vive. Sem esta organização e este questionamento, não conseguirá se quer ter comportamentos autênticos diante daqueles que deve educar, ou, pelo menos, diante dos alunos que estão colocados diante de si, destinatários de sua ação educativa” (MASCELLANI, set/1980, p. 128 apud SILVA, 2000, p. 35).


Além dessas sugestões existem outras que podem nos ajudar a ter eficácia em nosso trabalho de ensinar. Assim, esperamos que essas informações possam levar as condições necessárias para que se tenha uma noção de como podemos transformar nossos pensamentos e nossas atitudes diante das exigências sociais.



* SILVA, Ezequiel Teodoro da. O professor e o combate à alienação imposta. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

domingo, 27 de junho de 2010

PROFESSOR


Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir / ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava a importância do papel do professor na formação do cidadão.

O Dia Mundial dos Professores celebra-se a 5 de Outubro. No Brasil, o Dia do professor é dez dias depois, em 15 de Outubro.

COMO SER UM MAU PROFESSOR

Como sabemos as formas de ensinar necessitam de muita responsabilidade e iniciativa por parte do docente e nesse aspecto verificamos que muitos educadores deixam a desejar. Dizemos isso por vários motivos, os quais estão presentes na realidade escolar atual, que tornam o processo de ensino ineficaz e insufuciente para atender as necessdiades dos alunos e cumprir com as metas estipuladas e exigidas pela sociedade.

Nesse contexto, percebemos que as nossas escolas apresentam tais problemas que afetam diretamente no trabalho docente, as quais são consideradas ruins no que diz respeito ao ensino.

Dentre os motivos problemáticos dentro do ambiente escolar está a da profissão docente onde os professores desenvolvem formas de condutas e comportamentos que transformam-os em pessoas que já perderam as esperanças no setor educacional, ou seja, jogaram a toalha ao sistema dominante, já não dão maior importância ao desenvolvimento de seu trabalho docente, pondo em risco a qualidade do ensino.

Desse modo, vemos que esta falta de iniciativa dos professores colabora com o crescimento da acomodação docente, a qual deixa o professor desinteressado no seu fazer pedagógico propiciando uma falta de consciência crítica de nossos alunos dentro do ambiente escolar e social.


Nesse sentido apresentamos algumas noções de como ser um mau professor no contexto da sala de aula. Sendo assim, de acordo com com Silva (2000), temos os seguintes passos de como ser um mau professor:

  • Disserte diariamente sobre a matéria. Não admita diálogo.
  • Jamais utilize a linguagem corpopral. Não se movimente pela sala.
  • Não permita a interrupção da sua palestra ou exposição.
  • Traga, sem falta, para a classe, os volumes grossos e pesados da biblioteca. Coloque a pilha sobre a mesa para impressionar os alunos.
  • Caso você se sinta um pouco nervoso ou tenso perante uma determinada classe, beba "umas e outras" antes de vir para a escola.
  • Faça chamada em todas as aulas, especialmente se a lista for longa e você tiver duas ou três sessões seguidas.
  • Mantenha-se sério e sisudo em classe.
  • Não utilize palavras monossilábicas quando puder lançar mão de termos polissilábicos.
  • Use expressões estrangeiras no decorrer da sua aula.
  • Critique aberta e frequentemente aquilo que os seus colegas vêm realizando no âmbito da escola e da comunidade.
  • Se você já publicou algo, faça dos seus textos leitura obrigatória para os seus alunos.
  • Quando os seus alunos colocarem perguntas difíceis, finja não escutar.
  • Finalmente, grave em fita cassete todas as suas exposições.
Então, verificamos que esta realidae escolar em relação ao papel do educador, com certeza ainda existe no setor de ensino. Isto significa dizer que os professores que agem dessa forma estão contribuindo (in)eficazmente para o desempenho ou não do processo de ensino-aprendizagem.

Diante disso, afirmamos que as pessoas que têm a intenção de se tornar um profissional do Magistério precisam ter além de uma qualificada formação, eles precisam ter necessariamente interesse, dedicação, iniciativa e respeito aos seus educandos dentro e fora do ambiente da sala de aula.

Por fim, espera-se que o educador tenha conhecimentos adequados para mediar eficientemente a aprendizagem cognitiva de seus alunos, tornando-os cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres dentro do contexto escolar e da sociedade de modo geral.


sábado, 19 de junho de 2010

ALGUNS PAPÉIS DESENVOLVIDOS PELOS EDUCADORES NO CONTEXTO ESCOLAR

Entende-se, portanto, que os professores possam:

• oferecer oficinas que promovam a formação de hábitos nas disciplinas e em sala de aula, com vistas a melhorar as relações consigo, com os outros e a natureza;

• oferecer atividades que sejam proativas na saúde e minimizem os riscos da saúde, pela formação de um estilo de vida em busca de uma longevidade qualificada;

• fornecer elementos em torno de atividade de lazer para a promoção de atividades significativas para ocupação do tempo livre;

• oferecer aos professores aprendizados com vistas a mediar o aperfeiçoamento das relações humanas em sala de aula, promovendo a superação dos preconceitos, a cooperação e o respeito;

• desenvolver um sentido de observação e intervenção em relação às dificuldades em torno de comportamentos que evidenciam distúrbios afetivos e intelectuais;

• promover vínculos entre escola e família através de experiências de aproximação, assim como de seminários, encontros e temas da casa, os quais buscam fortalecer idéias e atitudes conjuntas para aquisição de uma ética da qualidade de vida;

• integrar os alunos à sua comunidade familiar com vistas a integrar as diversas gerações que a compõem;

• promover ações sistemáticas em torno de projetos qualificadores da vida comunitária;

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A PRÁTICA DOCENTE

A prática docente atualmente está passando por um grande processo de renovação em que os educadores estão dando maior relevância ao trabalho pedagógico. Dessa maneira afirmamos que os profissionais da educação merecem ser respeitados a fim de que possam realizar cada vez melhor o seu trabalho docente propiciando a construção do conhecimento em conjunto com seus alunos dentro do ambiente escolar.
Por isso é explícito vermos no rosto de cada profissional da educação que a o ensinar é uma atividade muito difícil de ser desenvolvida e além do mais colocam a culpa no pouco e baixo salário que recebem como vencimento. E sabemos claramente que o fazer pedagógico do professor não é fácil de ser desenvolvido, pois são várias as atividades praticadas pelos docentes em seu fazer pedagógico.
O trabalho do educador tem um papel fundamental para a escola, para os alunos e para a sociedade. Nesse contexto, o professor deve ser mais valorizado e também receba condições necessárias para que o mesmo possa desenvovler sua prática com interesse e qualidade dentro de sala de aula.
O papel do professor não pode de maneira alguma ser apenas aquele desenvolvido no interior da sala de aula, mas precisa sim que o seu fazer pedagógico seja capaz de ultrapassar os muros escolares e terem significados aos alunos como garantia para enfrentar as variadas situações de seu cotidiano.
E isso dizemos que é um trabalho louvável, pois a maior felicidade de um professor é ver seus alunos formados e trabalhando e assim, faz uma retrospectiva das principais experiências vividas com aqueles alunos como a demonstração de interesse pela leitura e escrita, a evolução no decorrer dos anos de estudo enfim, é convicto registrar que o professor sente-se feliz quando todos os alunos aprendem e o profissional percebe que o seu trabalho fo realizado com eficiência e demonstra satisfação em trabalhar no Magistério.

Assim, o educador tem um papel de fundamental importância para o desenvolvimento escolar dos alunos como meros mediadores dos conhecimentos e instigadores de opiniões com a finalildade de transformar o pensamento de seus alunos no contexto escolar do qual fazem parte.