DELIMITAÇÃO DO TEMA: Dificuldade da Leitura dos Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde.
PROBLEMA:
Ø Quais as causas que levam à dificuldade da leitura dos alunos das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde?
Ø Qual o papel da leitura no processo de aprendizagem da criança do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde?
OBJETIVO GERAL: Investigar as causas que levam à dificuldade da leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde, bem como o papel do educador para a resolução destas dificuldades dentro do contexto escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Identificar as dificuldades de aprendizagem da leitura do aluno do 3º ano do Ensino Fundamental;
v Selecionar os fatores da dificuldade da leitura;
v Verificar as consequências da dificuldade da leitura dentro do contexto escolar;
v Apresentar os motivos da dificuldade na leitura.
JUSTIFICATIVA
A leitura é como um ponto de partida. “A leitura será o grande meio de aprendizagem da língua, além da linguagem oral” (PEIXOTO, 1937). É um dos processos educacionais de aprendizagem mais importantes na vida do educando. É a forma mais usada para desenvolver a comunicação através da qual a criança se socializa e se interage com outros conhecimentos.
O ato de ler é fundamental, um ato de conhecimento e conhecer significa perceber contundentemente as forças e as relações existentes no mundo da natureza e no mundo dos homens. Explicando-as aos dominadores exploradores ou opressores interessa que a classe subalterna não percebam e não expliquem as estruturas sociais vigentes e o regime de privilegio (SILVA, 1986, p. 12).
A educação é fundamental e obrigatória a cada cidadão, nossa escola por mais que se faça alguma coisa para melhorar não conseguiremos individualmente, é preciso que haja uma interação para diminuir as dificuldades.
Ao considerar a dificuldade na leitura no contexto escolar que interfere no processo ensino-aprendizagem enfrentando pelo corpo docente da escola.
Então, o presente trabalho tem a perspectiva de encontrar uma solução e amenizar o problema da dificuldade na leitura e assim desenvolver competências para os alunos continuarem aprendendo de forma autônoma.
METODOLOGIA DA PESQUISA
A proposta desse trabalho tem como objetivo investigar sobre o problema da dificuldade na leitura, precisamente na Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde, especificamente com duas salas do 3º ano do Ensino Fundamental.
A pesquisa é uma atividade direcionada para a elucidação de problemas por meio da utilização de procedimentos científicos.
Do ponto de vista de sua natureza – a pesquisa aplicada gera conhecimento para aplicação prática a solução de problemas específicos envolve interesses locais (GIL, 1999).
Quanto à forma de abordagem será qualitativa, pois considera que há uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objeto do sujeito que não pode ser traduzido em números. A pesquisa qualitativa utiliza técnicas de dados como a observação participante, histórica ou relato de vida, entrevista e outros (COLLIS; HUSSEY, 2005).
No que diz respeito do ponto de vista de seu objetivo pode ser descritiva, pois visa descrever as características de determinada população ou fenômeno a forma mais comum de apresentação e o levantamento mediante questionário ou observação sistemática. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos (GIL, 1996; DENCKER, 2000).
Do ponto de vista técnico a pesquisa bibliográfica utiliza material já publicado construído basicamente de livros, artigos e informações disponibilizadas na internet. “A técnica bibliográfica busca encontrar as fontes primárias e secundárias [...]” (OLIVEIRA, 2002). Portanto, através dos métodos a investigação obterá resultados importantes.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
O referido trabalho trata-se de um estudo descritivo com dados qualitativos na realidade onde serão empregadas diferentes fontes de informações.
Assim como a observação sistemática onde permitirá uma melhor visão da situação dos alunos que convivem dentro da sala de aula.
O registro da observação será feita de forma cursiva descrevendo as situações dentro do contexto escolar.
Visando ampliar as informações além da observação e considerando as dificuldades em relação à leitura serão coletados dados também através de questionário com os professores relatando situações vivenciadas no seu cotidiano, quanto à temática em questão.
Será utilizada a coleta bibliográfica para adquirirmos novas informações na qual enriquecerá ainda mais o trabalho de pesquisa.
Portanto, a obtenção de informações para que nos propusermos a estudar, sendo que a coleta desses dados permitirá a conhecer a realidade profunda do ensino-aprendizagem dos alunos com dificuldade em leitura.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PEIXOTO, Afrânio. Ensina a ensinar. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Paprirus, 1986.
TEMA: O Estudo da Ecologia no Ensino Fundamental
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Dificuldade na compreensão dos princípios básicos da Ecologia no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Deuzalina Pinto Ribeiro.
PROBLEMA:
Ø Quais os fatores inter e extra-escolares que causam as dificuldades na compreensão dos princípios básicos da ecologia pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Deuzalina Pinto Ribeiro.
OBJETIVO GERAL: Analisar as causas que proporcionam a dificuldade na compreensão dos princípios básicos da ecologia dentro de sala de aula pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Deuzalina Pinto Ribeiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Compreender o conceito de ecologia e sua importância para a vida do homem;
· Identificar os fatores causadores da dificuldade na compreensão dos princípios básicos da ecologia pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental;
· Entender os motivos que levam os alunos do 6º ano a terem dificuldades na compreensão no que diz respeito aos princípios básicos da ecologia dentro de sala de aula.
JUSTIFICATIVA
Como sabemos falar de um assunto muito importante para os nossos alunos dentro de sala de aula é quase impossível quando os mesmos não demonstram um só interesse pelos seus princípios e importância que tal assunto é para a nossa vida.
Neste sentido, resolvemos escolher este tema “O Estudo da Ecologia no Ensino Fundamental”, pois como verificamos os alunos não demonstram muito interesse por esse assunto tão importante para a nossa educação e principalmente para a nossa própria vida. Este tema é de fundamental relevância devido o mesmo trazer informações básicas sobre as formas de como lidar com a nossa natureza e os seres que nela habitam.
Por esse motivo escolhemos este tema como uma forma de tentar encontrar soluções a fim de minimizar essa falta de interesse de nossos adolescentes por esta temática. Além do mais esse trabalho será de grande importância porque irá auxiliar o professor no seu trabalho dando-lhe oportunidade para aplicar os conteúdos adequados que irão ser abordados com mais clareza e segurança, facilitando então, a compreensão dos alunos e, por conseguinte o aprendizado dos mesmos garantindo uma vida escolar e familiar adequada e de acordo com os princípios de conservação e preservação do meio ambiente.
Então, esperamos que este trabalho seja adequado e de valia para todos os interessados em ter mais informações sobre esta problemática que interfere no aprendizado da maioria de nossos alunos.
METODOLOGIA DA PESQUISA
O nosso trabalho será realizado através dos seguintes procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a exploratória e a quantitativa, as quais serão realizadas na Escola Estadual Deuzalina Pinto Ribeiro com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
Para a concretização desta pesquisa teremos como instrumentos de coleta de dados os seguintes: a coleta bibliográfica em que iremos identificar os autores que discutem sobre este tema; a observação simples que será desenvolvida nas salas de aula para verificar como os professores e alunos agem durante o conteúdo sobre ecologia; e o questionário de perguntas fechadas em que realizaremos com os professores e alunos a respeito da temática de discussão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOTH, Sérgio José. O meio ambiente no interior da escola. Mundo Jovem: um jornal de ideias, Porto Alegre, v. 47, n. 393, fev. 2009.
TEIXEIRA, Eduardo Cardoso. Crise ambiental: o futuro do mundo depende de nós. Mundo Jovem: um jornal de ideias, Porto Alegre, v. 46, n. 388, jul. 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário