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domingo, 27 de junho de 2010

COMO SER UM MAU PROFESSOR

Como sabemos as formas de ensinar necessitam de muita responsabilidade e iniciativa por parte do docente e nesse aspecto verificamos que muitos educadores deixam a desejar. Dizemos isso por vários motivos, os quais estão presentes na realidade escolar atual, que tornam o processo de ensino ineficaz e insufuciente para atender as necessdiades dos alunos e cumprir com as metas estipuladas e exigidas pela sociedade.

Nesse contexto, percebemos que as nossas escolas apresentam tais problemas que afetam diretamente no trabalho docente, as quais são consideradas ruins no que diz respeito ao ensino.

Dentre os motivos problemáticos dentro do ambiente escolar está a da profissão docente onde os professores desenvolvem formas de condutas e comportamentos que transformam-os em pessoas que já perderam as esperanças no setor educacional, ou seja, jogaram a toalha ao sistema dominante, já não dão maior importância ao desenvolvimento de seu trabalho docente, pondo em risco a qualidade do ensino.

Desse modo, vemos que esta falta de iniciativa dos professores colabora com o crescimento da acomodação docente, a qual deixa o professor desinteressado no seu fazer pedagógico propiciando uma falta de consciência crítica de nossos alunos dentro do ambiente escolar e social.


Nesse sentido apresentamos algumas noções de como ser um mau professor no contexto da sala de aula. Sendo assim, de acordo com com Silva (2000), temos os seguintes passos de como ser um mau professor:

  • Disserte diariamente sobre a matéria. Não admita diálogo.
  • Jamais utilize a linguagem corpopral. Não se movimente pela sala.
  • Não permita a interrupção da sua palestra ou exposição.
  • Traga, sem falta, para a classe, os volumes grossos e pesados da biblioteca. Coloque a pilha sobre a mesa para impressionar os alunos.
  • Caso você se sinta um pouco nervoso ou tenso perante uma determinada classe, beba "umas e outras" antes de vir para a escola.
  • Faça chamada em todas as aulas, especialmente se a lista for longa e você tiver duas ou três sessões seguidas.
  • Mantenha-se sério e sisudo em classe.
  • Não utilize palavras monossilábicas quando puder lançar mão de termos polissilábicos.
  • Use expressões estrangeiras no decorrer da sua aula.
  • Critique aberta e frequentemente aquilo que os seus colegas vêm realizando no âmbito da escola e da comunidade.
  • Se você já publicou algo, faça dos seus textos leitura obrigatória para os seus alunos.
  • Quando os seus alunos colocarem perguntas difíceis, finja não escutar.
  • Finalmente, grave em fita cassete todas as suas exposições.
Então, verificamos que esta realidae escolar em relação ao papel do educador, com certeza ainda existe no setor de ensino. Isto significa dizer que os professores que agem dessa forma estão contribuindo (in)eficazmente para o desempenho ou não do processo de ensino-aprendizagem.

Diante disso, afirmamos que as pessoas que têm a intenção de se tornar um profissional do Magistério precisam ter além de uma qualificada formação, eles precisam ter necessariamente interesse, dedicação, iniciativa e respeito aos seus educandos dentro e fora do ambiente da sala de aula.

Por fim, espera-se que o educador tenha conhecimentos adequados para mediar eficientemente a aprendizagem cognitiva de seus alunos, tornando-os cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres dentro do contexto escolar e da sociedade de modo geral.


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